6 inimigos mortais do casamento

6 inimigos mortais do casamento

Por Tim Challies

O casamento está sob ataque. O casamento sempre esteve sob ataque. O mundo, a carne e o diabo são todos fortemente opostos ao casamento, especialmente aos casamentos que são claramente cristãos. O casamento, afinal de contas, é dado por Deus para fortalecer o seu povo e para glorificar a si mesmo; não é de se admirar, então, que este seja constantemente um grande campo de batalha.

Eu tenho pensado recentemente sobre alguns dos principais inimigos do matrimônio cristão e, realmente, os inimigos mais importantes que vejo furtivamente vir para atacar o meu próprio casamento. Aqui estão 6 inimigos mortais do casamento, do casamento cristão em particular.

Negligência do Fundamento

O inimigo de casamento que merece estar no topo da lista é este: negligenciar o fundamento — o fundamento bíblico. A Bíblia deixa claro que o casamento é uma instituição decretada por Deus e uma instituição destinada a glorificar a Deus por meio de mostrar algo sobre ele. O grande mistério do casamento é que a relação de aliança entre marido e mulher é um retrato do relacionamento de aliança de Cristo e sua igreja. O casamento é de Deus, sobre Deus, a Deus, e para Deus, por isso negligenciamos a Deus por nossa conta e risco. Somente quando o fundamento bíblico está no lugar nós somos capazes de entender corretamente como marido e mulher devem se relacionar, como devem assumir seus diferentes papéis e como eles devem procurar trazer glória a Deus, tanto individualmente e também como um casal. Construir o casamento sobre qualquer outro fundamento é negligenciar a rocha, em favor da construção sobre a areia.

Negligência da Oração

A oração é nosso sinal de vida, o meio pelo qual louvamos a Deus, expressamos nossa gratidão, confessamos nossos pecados e pedimos ajuda. O casal que ora unido está confessando diante de Deus que eles são dependentes dele, que eles são incapazes de florescer sem ele. A oração particular é essencial para a vida cristã, e orar como um casal é essencial para o casamento cristão. Aqui, ajoelhado ao lado da cama ou sentado junto à lareira, o marido e a esposa se encontram com o Senhor juntos, louvando-o por sua bondade e graça, confessando seu pecado contra ele e um contra o outro e implorando por sua sabedoria e ajuda. Quando a oração cessa, o casal está secretamente proclamando que eles podem sobreviver e crescer por conta própria, que eles não precisam de Deus de forma constante, de assistência momento a momento. A ausência da oração é um grande inimigo do casamento.

Negligência da Comunhão

Outro grande inimigo do casamento é uma falta de comunhão na igreja local. Satanás adora quando ele pode compelir uma pessoa a sair da igreja, muito mais quando ele afasta um casal ou uma família inteira. Quando um casal deixa a igreja, ou até mesmo se afasta, fazendo apenas o mínimo, eles estão deixando o local destinado para ver um casamento saudável modelado, onde eles são capazes de adorar juntos, lado a lado, onde eles vão encontrar amigos diante dos quais eles podem abrir o seu casamento para que outros possam ver e diagnosticar suas lutas. O casamento prospera no contexto da igreja local e murcha fora dela.

Negligência da Comunicação

Assim como Satanás quer que um casal pare de se comunicar com Deus através da oração, ele também quer que o casal pare de se comunicar um com o outro. Comunicação livre, aberta e regular é a chave para qualquer relacionamento, nenhum outro mais do que o casamento. Quando um casal é capaz e disposto a se comunicar, eles são capazes de admitir e trabalhar com as dificuldades, eles são capazes de compartilhar tanto as alegrias e as tristezas que são inevitáveis em uma vida juntos. Muitos casais param de se comunicar, ou talvez nunca aprenderam. Em vez de trabalhar os problemas, eles permitem que estes permaneçam, apodreçam e tornem-se tóxicos. Comunicação é a chave para um casamento saudável e a falta de comunicação é um inimigo perigoso.

Negligência dos Interesses Comuns

Quando um casal está namorando é raro eles perceberem que eles não têm nada em comum, que eles compartilham poucos interesses. Mas à medida que o tempo passa, quando eles se tornam marido e mulher e estabelecem a vida normal, eles podem facilmente cair em suas rotinas separadas. Agora eles vivem sozinhos juntos, duas pessoas levando suas vidas separadas sob o mesmo teto. Interesses compartilhados motivam tempo compartilhado, conversa compartilhada, paixão compartilhada. Pode ser um passatempo, pode ser uma atividade, pode até mesmo ser um programa de televisão, mas precisa ser alguma coisa. A negligência dos interesses comuns é um grande inimigo para um casamento saudável.

Negligência do Sexo

Deus foi bom em prover esse dom estranho e misterioso do sexo a fim de unir marido e mulher juntos de uma forma única. O sexo é a super cola de um casamento saudável e ainda assim a maioria dos casais nunca estão distantes de negligenciá-lo ou de substituí-lo por pornografia ou algo assim, qualquer outra coisa. A Bíblia exige que o marido e a mulher mantenham a relação sexual em todas as circunstâncias exceto em uma específica — de acordo mútuo, por um curto período de tempo, a fim de concentrar-se em oração. Há momentos inevitáveis quando nada parece mais difícil do que buscar a relação sexual e nada parece mais fácil do que negligenciá-la, mas negligenciar o sexo é desobedecer a Deus diretamente. Negligenciar o sexo é desconsiderar um dos grandes e indispensáveis presentes de Deus.

Se Satanás não puder destruir um casamento, ele vai ao menos determinar enfraquecê-lo. Negligenciar qualquer uma dessas 6 coisas é convidar a sua presença e dar boas-vindas à sua influência.

Original: http://www.challies.com/christian-living/6-deadly-enemies-of-marriage

Deixe um comentário