Papai Noel: diversão inofensiva ou distração do Natal?

Essa é uma época de perguntas e controvérsias. Ontem conversamos com um historiador a respeito do debate histórico sobre se Herodes o Grande realmente matou todos os meninos em Belém, ou se a história é ficção da Natal. Hoje falamos sobre um debate cultural sobre o Papai Noel.

Claro que esta é a temporada para as perguntas de Papai Noel aqui no “Ask Pastor John”. Temos mais de 50 perguntas sobre este tópico. Agora é claro, Pastor John, como você sabe, existe uma figura histórica grega do século IV chamada São Nicolau. Mas a maioria das perguntas (eu acho que todas as perguntas) que recebemos são sobre o Papai Noel mítico, de barba branca, vestido de vermelho, voando com renas – este mesmo. Corbin, de Gainesville na Geórgia, escreve para perguntar: “Pastor John, os pais devem permitir que seus filhos acreditem que o Papai Noel está trazendo à eles presentes no Natal?” O que você diria sobre Papai Noel?

Depois da Páscoa, o Natal deve ser o dia mais feliz do ano na adoração cristã. A razão que eu digo “depois da Páscoa” é que a Sexta-feira Santa e a Páscoa é o objetivo do Natal. A morte e ressurreição, a salvação dos pecadores através da morte e ressurreição de Jesus, é a meta do Natal. Natal não é o objetivo da Páscoa. O Natal é um meio. A salvação dos pecadores na Sexta-feira Santa e na Páscoa é a meta.

Jesus veio no Natal para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). Jesus veio no Natal para salvar os pecadores (1 Timóteo 1:15). Jesus veio no Natal para dar sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45). Jesus veio no Natal não para chamar os justos, mas os pecadores (Mateus 9:13). Jesus veio no Natal para destruir as obras do diabo (1 João 3:8). Jesus veio no Natal para que por meio da morte ele pudesse destruir aquele que tem o poder da morte (Hebreus 2:14).

Assim, o nascimento do Filho de Deus, Deus e homem, é simplesmente deslumbrante e glorioso e infinitamente sério – um transbordamento da feliz notícia. O anjo chamou-a de “boas novas de grande alegria” (Lucas 2:10) – grande alegria, não pequena alegria; Não um pouco de alegria, mas grande alegria.

A minha pergunta é esta: como poderíamos porventura sequer pensar em dar aos nossos filhos uma tigela de mingau sem sabor e sem açúcar quando lhes é oferecida a maior refeição do mundo? Por que dar-lhes o Papai Noel quando eles podem ter a encarnação do Filho de Deus? É simplesmente incompreensível para mim que qualquer cristão sequer contemple tal troca – que desviemos nossa atenção da encarnação do Deus do universo neste mundo para salvar a nós e nossos filhos. Eu mal tenho palavras para isso, que as pessoas contemplem tal coisa. Não só Papai Noel não é verdadeiro e Jesus é muito verdadeiro em si mesmo, mas em comparação com Jesus, o Papai Noel é simplesmente lamentável e nossos filhos devem ser ajudados a ver isso.

– O Papai Noel oferece apenas coisas terrenas, nada duradouro, nada eterno. Jesus oferece a alegria eterna com o mundo de bônus. Sim, o carrinho de bombeiros também é um bônus.

– O Papai Noel oferece coisas efêmeras apenas com a condição de boas obras. Ele sabe quando você está dormindo. Ele sabe quando você está acordado. Ele sabe quando você tem sido ruim ou bom, então seja bom para o seu bem. Isso é puramente religião de obras. E Jesus oferece a si mesmo e todos os dons gratuitamente pela graça através da fé.

– O Papai Noel é faz-de-conta. Jesus é mais real do que o telhado em sua casa.

– O Papai Noel só aparece uma vez por ano. Jesus promete: “Eu estarei sempre convosco” (Mateus 28:20). Você diz para o seu filho todas as noites: Ele está de pé ao lado de sua cama. Ele está com você quando você se levanta pela manhã. Ele está com você quando vai à escola hoje. Se mamãe e papai morrerem, ele estará lá com você. Papai Noel não segura uma vela para esta chama: Jesus.

– O Papai Noel não pode resolver nosso pior problema, mas Jesus resolveu o nosso pior problema – nosso pecado e nossa alienação de Deus. O Papai Noel pode colocar um pouco de cobertura sobre o bolo da vida boa, mas ele não pode pegar uma vida quebrada e reconstruí-la com esperança eterna. E nossos filhos precisam saber isso sobre o Natal.

– O Papai Noel não é relevante em muitas culturas do mundo. E Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores de todos os povos do mundo.

– O Papai Noel será esquecido algum dia, e Jesus será o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8).

Então Tony, não há competição aqui. Não consigo ver por que um pai ou mãe – se eles conhecem e amam Jesus, se eles encontraram em Jesus o maior tesouro do mundo – por que eles tirariam Jesus da celebração e trariam o Papai Noel para dentro da celebração no fim das contas. Ele é simplesmente irrelevante. Ele não tem nada a ver com isso. Ele é sem valor.

Meu conselho é colocar todos seus esforços para tornar seus filhos tão felizes quanto eles possam ser, com todo tipo de surpresa que esteja enraizada no verdadeiro significado do Natal. Deixe suas decorações apontar para Jesus. Deixe sua comida apontar para Jesus. Deixe seus jogos apontar para Jesus. Deixe seu canto apontar para Jesus. Se alegre mais que o mundo. Seja mais generoso que o mundo. Decore melhor que o mundo, e deixe tudo apontar para Jesus. E se ser centrado em Jesus não traz alegria para o seu Natal, então você não o conhece bem.

Traduzido de: http://www.desiringgod.org/interviews/santa-claus-harmless-fun-or-christmastime-diversion

This entry was posted in Outros.

Deixe um comentário